História

2005-2010 – Onde tudo começou

historia1Em meados de 2005, um grupo de amigos descobriu o Futebol Americano através de transmissões da ESPN e por jogos de videogame. As primeiras equipes de Futebol Americano no Brasil realizavam seus jogos no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, onde tiveram o primeiro contato com o novo esporte. Após alguns meses jogando entre amigos, Renan Diniz, Eduardo Oya e Felipe Vieira resolveram montar um time de Flag Football (modalidade do futebol americano com contato físico moderado) para jogar aos finais de semana. Com transmissões online e pela TV (ESPN e BandSports) o time divulgou peneiras para o recrutamento de novos jogadores. Surgiu, assim, em 16 de março de 2007, o Rhynos.

Nos anos seguintes, o Rhynos continuou a crescer e se firmou como um dos principais times de Flag Football de São Paulo, com participações notáveis em diversos campeonatos, tendo obtido, inclusive, dois títulos, o Torneio Integração (LPFA) e a Copa Flag (CFF), em 2009 e 2010, respectivamente.

2011-2013 – Entrada na era Full Pads

Foto: Ricardo Corrêa/StudioRGBAo final de 2011, o Rhynos deu um passo importante para seu crescimento e afirmação como um time de elite nacional. Na transição de 2011 para 2012, o Rhynos criou um time adulto na modalidade full pads, modalidade essa caracterizada pelo uso de equipamentos e adoção de regras tradicionais utilizadas pela Liga Norte Americana de Futebol Americano (NFL). Lembrando porém, que a modalidade Flag Football não deixou de existir e ainda participa de campeonatos.

Já em seu primeiro ano, o Rhynos participou de dois campeonatos full pads, a Super Copa São Paulo de Futebol Americano (LPFA) e o Torneio Touchdown. O time novato não decepcionou e teve desempenho mediano, surpreendendo outros clubes participantes.

Em 2013, o Rhynos participou de ambos os campeonatos novamente, com ambições maiores. Com a classificação para o play-offs na Super Copa Paulista de Futebol Americano, o time teve uma participação consideravelmente melhor que no ano anterior. Já na disputa do Torneio Touchdown, o Rhynos surpreendeu e deixou de se classificar para os play-offs apenas pelo saldo de pontos, ao empatar na segunda colocação do grupo.

2014-Presente – Era Lusa Lions

historia3Na transição de 2013 para 2014 o então Rhynos teve importantes mudanças em sua estrutura e calendário. No começo do ano foi divulgado que o time não mais participaria da Super Copa São Paulo de Futebol Americano devido a conflito de datas com o torneio nacional Touchdown, tornando este o único campeonato a ser disputado.

E em junho a equipe divulgou um sistema de parcerias que mudaria por completo a estrutura e modelo de gestão da equipe. O time se juntou com o Spartans, também de São Paulo, aumentando assim o número de jogadores e comissão técnica disponíveis. E ao mesmo tempo o time fechou uma parceria com a Associação Portuguesa de Desportos em que a equipe passaria a disponibilizar de toda a infraestrutura da Portuguesa, se tornando assim, a Lusa Lions.

Time Juvenil

Hoje o Lions conta também com um time juvenil de flag football, primeiro do tipo no estado de São Paulo, em que apenas jovens de 13 a 17 anos são aceitos. Os garotos podem aprender sobre o esporte e desenvolver habilidades que poderão ser futuramente aproveitadas no time principal. Atualmente o Young Lions, como é chamado o time juvenil, conta com mais de 50 jovens treinando e aprendendo todos os dias o esporte e ajudando a formar a base para o futuro do Lions.

Cheerleading

Foto: Ricardo Corrêa/StudioRGBAlguns anos após a criação do time do Lions, formou-se uma equipe de cheerleaders, com o intuito de apoiar o time em todos os seus jogos. Porém, após um ano de atividades a equipe ficou inativa.

Atualmente, uma nova equipe foi estruturada e apresentada dia 10 de março de 2013, durante a partida contra o Corinthians Steamrollers. Com apresentações no início, intervalo e final da partida, o grupo chamado Lions Cheerleaders animou a torcida presente no Estádio do Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí, São Paulo.

Hoje, com mais de vinte cheers, as Lions Cheerleaders se apresentam em todos os jogos da equipe antes e durante o intervalo das partidas.

Símbolo

Lions-simbolo

Antigamente, quando o time se chamava Rhynos, o rinoceronte estampava os uniformes, porém, a partir de 2014 o novo mascote Leão passou a estampar a camisa ao lado do símbolo da Portuguesa. Assim, as cores branco, verde e vermelho ornam o escudo que se localiza no lado esquerdo do uniforme dos jogadores.